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sexta-feira, 29 de junho de 2012

13 de Maio - Dia do Automóvel


13 de Maio - Dia do Automóvel

O carro é segundo melhor amigo do homem. Você sabia que o automóvel tem atpe um dia para ele no calendário brasileiro?
O Dia do Automóvel foi decretado em 11 de maio de 1934 que o decreto de número 24.224 instituiu a data no calendário oficial brasileiro. Motivos desconhecidos, pelo menos hoje, levaram à decisão. Não se sabe também de quem partiu a ideia. Mas, convenhamos, foi uma bela homenagem.
O origem da data é controversa:  uns dizem que escolheram a data pois no dia 13 de Maio de 1958, foi produzido no Brasil o primeiro carro de passeio, o Belcar (Foto Baixo), pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag), que também utilizava um motor cujo bloco trazia a brasileira Sofunge como responsável pelo intento. Sabemos que houveram veículos fabricados antes desta data, mas estes não eram classificados como “de passeio” e sim como “utilitários” como foram com o DKW Universal e o Jeep Willys, em 1956, a Kombi em 1957, etc…

Já para o autor do livro A História do Automóvel, José Luiz Vieira, o Dia do Automóvel poderia estar relacionado ao Ford T, marco do início da produção em massa de veículos, em 1909. “Ele também foi o primeiro modelo montado no País, em 1915”, ressalta José.
Inclusive, a Vemag como fábrica brasileira de automóveis posteriormente produziu, sob licença, os veículos da fábrica alemã DKW, ou “decavê”, que foi ao lado do fusca o carro mais popular do início dos anos 1960.
A história do automóvel, no Brasil, apresenta algumas curiosidades e momentos pitorescos. Em 1893, as pessoas se comprimiam na rua Direita, em São Paulo, para ver de perto Henrique Santos Dumont, irmão do Pai da Aviação, "pilotando" seu carro aberto, movido a a vapor. Em 1897, no Rio de Janeiro, o povo se surpreendeu com o primeiro automóvel da cidade, cujo dono era José do Patrocínio, o famoso Tigre da Abolição, que dirigia seu veículo a vapor importado da França. Em 1956, Juscelino Kubitschek implantou a indústria automotiva no Brasil, mediante a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), fato que concorreu para o desenvolvimento industrial do país e crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes.

Fonte: Mundomax / Autodiário / Abetran


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