Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CÓDIGO Q

Já o Código Q pode parecer um pouco mais complicado, principalmente se você tentar decorar a lista completa, que geralmente só é utilizada pelas Forças Armadas. Para o radioamador e faixa cidadão ela pode ser resumida em uma lista menor. QRA – Nome do operador QRB – Qual a sua distância QRG – Freqüência de operação QRH – Sua freqüência varia QRL – Estou ocupado. Não interfira QRM – Interferência de outra estação QRN – Interferência estática ou atmosférica QRO – Aumente sua potência (p/ rádio amador) QRP – Diminua sua potência (p/ rádio amador) QRQ – Manipule mais rápido QRS – manipule mais devagar QRR – SOS terrestre QRT – Vou parar de transmitir QRU – Você tem algo para mim? QRV – Estarei a sua disposição QRX – Aguarde sua vez de transmitir QRY – Quando será minha vez de transmitir? QRZ - Quem me chama? QSB – Seu sinal varia QSD – Sua transmissão está defeituosa QSJ – Dinheiro QSL – Entendido QSM – Repita sua última mensagem QSN – Escutou-me? QSO – Comunicado, notícia QSP – Ponte, retransmissão de mensagem para outra estação QSW – Transmitirei nesta ou em outra freqüência? QSY – Vou transmitir em outra freqüência QSZ – Devo transmitir cada palavra ou grupo? QTA – Anule a mensagem anterior QTC – Mensagem, notícia QTH – Qual sua localização exata? QTI – Qual sua localização aproximada? QTR – Horas QTX – Sairei por tempo indeterminado QUD – Recebi seu sinal de urgência QUF – Recebi seu sinal de perigo QAP – Permaneço na escuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário