Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como cuidar do seu carro no verão


Como cuidar do seu carro no verão

Como cuidar do seu carro no verão
 No verão, você sai para trabalhar com protetor solar no rosto, não deixa de carregar um guardassol para a praia e dobra a frequência de hidratação dos cabelos. Tudo para não sofrer com os malefícios típicos da estação. E o seu carro? Já parou para pensar que ele também pode ser danificado pelos agentes característicos dessa época do ano? Sol forte, calor, chuva, maresia e umidade precisam ser neutralizados, para que o seu automóvel continue bonito durante os outros meses. Veja algumas dicas simples que podem ser aplicadas na sua rotina e render bons resultados.
Se o seu carro ainda não tem películas protetoras de vidros, você vai sentir mais fortemente a incidência solar. Além do conforto interno que proporciona, o acessório filtra os raios ultravioletas e diminui a temperatura interna. “As películas protegem também o estofado e o painel do carro do ressecamento“, diz o proprietário de lava-jato Guilherme Virgílio.
Não deixar o seu veículo exposto ao sol é um cuidado básico, mas que, normalmente, recebe pouca atenção. Se não tiver jeito, os painéis de papelão, aqueles que normalmente carregam publicidade, são muito úteis. Mas prefira a sombra sempre, principalmente se for lavar o carro. “Você joga a água no carro e, em seguida, passa o sabão. Até que consiga passar o sabão em todo o carro, algumas partes já secaram e é aí que surgem as manchas. É recomendado realizar a lavagem na sombra e em local arejado. Por isso, todo lava-jato tem telhado”, observa Virgílio. Para o “banho”, sabão neutro e esponja, simples assim. Mas evite os detergentes domésticos, pois, segundo o empresário, eles podem conter substâncias abrasivas e causar manchas.
Em época de praia, uma lavagem sempre que voltar do passeio neutraliza a maresia e evita corrosões. Outro pesadelo para os proprietários de veículos é a areia que fica no corpo, que é transferida, automaticamente, para tapete e estofados. Prevenida, você leva uma toalha, claro. Mas resíduos certamente ficarão e um simples aspirador pode resolver o seu problema. Você só não contava que o seu filho entornaria o sorvete no estofado, não é? “Pano e sabão neutro sempre. Depois, deixe o carro aberto para secar”, reforça ele. Os estofados também podem ser danificados pelas chuvas. Em casos críticos, Virgílio recomenda que o automóvel seja encaminhado para uma empresa especializada, porque pode ficar com mau cheiro, que piora com o passar do tempo.
Agora, para a sua segurança, mantenha a calibragem do pneu em dia. “Quando está quente, a borracha do pneu, em contato com o chão, amolece. Por isso, uma curva, onde se gasta mais pneu, pode oferecer um grande risco. Calibrar sempre e na medida certa, portanto, é uma necessidade. No final das contas, o pneu também vai durar mais e você vai economizar na troca”, ensina o empresário.
Ar condicionado é um alívio para o calorão. Cuidado só para que ele não se torne um problema para a sua saúde e a de quem vai de carona. “Procure uma loja, faça uma revisão para ver se existe a necessidade de limpeza ou troca de filtro. Como o ar é muito usado no verão, se não receber a manutenção correta, pode causar doenças respiratórias, como alergias”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário