Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Falta de calibragem prejudica os pneus


Falta de calibragem prejudica os pneus e aumenta gastos com combustível

Falta de calibragem prejudica os pneus e aumenta gastos com combustível
Você se lembra qual foi a última vez que calibrou os pneus do seu carro?  Caso não recorde, é bom ficar atento aos prejuízos que a baixa pressão dos pneus podem causar ao seu veículo e ao seu bolso.
Uma pesquisa realizada pela fabricante de pneus Bridgestone, em sete países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México, Uruguai e Venezuela), revelou que um a cada sete motoristas rodam com os pneus abaixo do limite de segurança (9 psi). Foram avaliados quase 9 mil veículos.
De acordo com os especialistas no assunto, um pneu mal calibrado pode perder até 30% da sua vida útil, gerando gasto exagerado da banda de rodagem, de suas paredes laterais e ainda eleva o consumo de combustível. “Os pneus com baixa pressão força o motor, consumindo mais combustível, além de prejudicar a estabilidade do carro e a própria durabilidade do pneu, que terá um desgaste irregular”, explica Pedro Ribeiro, proprietário da Ribeiro Pneus, em Taubaté.
O ideal, segundo o mecânico Benedito Hermenegildo Ferreira, é conferir a calibragem a cada 15 dias. “É um ato simples que gera economia”, comenta. O mecânico alerta também para a importância de se calibrar o estepe. “Normalmente, os motoristas só se lembram do estepe em caso de emergência. Caso ele não esteja em condições ideais de uso, pode provocar sérios danos ao veículo ou até mesmo um acidente”, finaliza.
A calibragem pode ser realizada gratuitamente em postos de combustíveis e nas Auto Centers. “Aqui na loja não cobramos para calibrar e nem para fazer os rodízios dos pneus, ideal a cada 10 mil km. São detalhes que muitas vezes passam desapercebidos, mas fundamentais para manter a segurança do veículo e de todos que viajam nele”, complementa Pedro Ribeiro.
Fonte: Diário de Taubaté



Nenhum comentário:

Postar um comentário