Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O painel do seu Voyager apagou? Calma!


Você tirou a lâmpada, colocou led e deu zebra. Então leia e entenda como funciona.
Os painéis prêmium dos novos rádios CB PX são alimentados por um simples e pequeno circuito de alta tensão que necessita de 5 volts para funcionar.
Este circuito é ligado "em série com a lâmpada do S-METER".
Muitos companheiros retiram a lâmpada e colocam led auto brilho. Nos rádios da VOYAGER que acendem o painel não pode fazer desta forma.
O fio de alimentação de 13,8 volts entra no rádio, passa em série pelo circuito que acende o painel e este circuito consome  5 volts, o fio de alimentação continua seu trajeto após sair do pequeno transformador e vai direto para a lâmpada, e ela consome o restante da voltagem, ou seja, para acender o painel, o transformador precisa da lâmpada para servir como resistência, pois a mesma está ligada à terra, o que propicia o funcionamento do circuito.
Se o painel do seu rádio apagou,a solução é ligar a lâmpada exatamente no mesmo lugar.
Após ligá-la, o painel volta a funcionar.



Mas porque é desta forma?
Este mecanismo evita instalação de um regulador de voltagem extra, algo que elevaria o custo do equipamento, além de proporcionar maior durabilidade ao pequeno transformador, pois caso a fonte/e/ou alternador tenha algum problema, ele queima apenas a lâmpada, que faz papel direto de proteção, poderia chamar de pequeno fusível, ou lâmpada de teste.







Outro caso que resulta em problemas é que alguns companheiros substituem a pequena lâmpada por um resistor, que por sua vez, queima o pequeno circuito que alimenta o painel.
Porquê?!
Simples!
"O resistor, neste caso específico, não tem a mesma flexibilidade da lâmpada. Repare que se a fonte oscilar, a lâmpada oscila junto, o resistor não tem esta flexibilidade, neste caso específico vai passar voltagem extra e o pequeno circuito queima. Não coloque resistor no lugar da lâmpada.
Bem, não existe este circuito no mercado para reposição, portanto, se você quer colocar o led autobrilho em seu rádio, tente proceder da seguinte forma:
Retire a lâmpada do S-meter mas não a desligue e nem mesmo desfaça sua instalação,
Prenda a lâmpada em alguma parte interna do rádio com abraçadeiras plásticas, assim, se algum dia seu painel apagar, você sabe que foi a lâmpada que queimou e o problema estará resolvido apenas com a substituição da mesma.
Ligue o Led autobrilho com alimentação independente, claro que com resistor para não queimar o led e assim seu rádio além de não fugir a originalidade, você não corre o risco de perder o acessório que deixa mais charmoso seu equipamento, o painel.
Um abraço!

Fonte:
http://pxjf.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário