Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cabo coaxial tem medida sim.


Depois que surgiu o papo na internet que cabo não tem medida, o que mais tem surgido aqui na oficina é rádio queimado por conta de roe alta, então, por favor, faça tudo à moda foda-se, depois pague minha mão de obra para consertar, estamos combinados?
Este argumento falacioso de que cabo não tem medida surgiu de um pressuposto de que "você",que deve ser muito burro e sem noção, montou sua antena sem medida, sem critério, sem metodologia, e que depois de gastar uma boa grana para adquirir esta antena, montou tudo de qualquer jeito. Isso é verdade?


Você é tão incompetente assim companheiro?
Já leu o artigo publicado que circula por ai? 
Já leu a desculpa que fundamenta o argumento?
Pois é, se você concorda que cabo não tem medida, então tem coisa errada.


Ninguém é tão imbecil ao ponto de colocar uma antena de qualquer jeito, ora, ela tem suas medidas!




















O radio-operador instala tudo na íntegra, coloca a antena na medida correta, tudo certo, depois, porque leu esse artigo de que cabo não tem medida, coloca qualquer tamanho de cabo, o menor possível, e a porcaria da ROE não baixa, aí, o infeliz sobe no telhado outra vez e corta mais ainda a antena (que estava certa, mas a roe não baixou, aí ele corta mais só para baixar roe), a roe baixa, e a antena deixa de ressonar nos 11 metros e ressona lá na casa do chapéu. 


Para que você entenda de forma decente, vou explicar melhor este funcionamento nas devidas proporções.


Olha a grossura (resistência) do cabo RG-213, olha bem se este cabo sofre com resistência de rádio PX, com potência de 20, 30, 40 watts... claro que não, então EXCLUSIVAMENTE ESTE CABO(RG-213), pode colocar no tamanho que quiser.
Este cabo, por ser muito forte e sua matéria prima utilizar material completamente diferente do RG-58, não é sensível à espelhamento com baixa potência, pode até experimentar deixar a antena um pouco fora da medida, se conferir a roe com potência de 20 watts + - ele vai continuar lendo roe baixa, mas experimenta deixar a antena um pouco fora da medida e conferir a roe com 500 watts.
RGC213
Quem publicou esta matéria (de que cabo coaxial não tem medida), esqueceu de explicar alguns detalhes, mas isso se deve à classe social que este radioamador pertence, pois claro, usa RG-213 quem tem "café no bule" ($$$$), mas você, trabalhador, que está chorando pagar R$ 2,50 no metro do cabo RG-58, não vai usar o RG-213 por um motivo simples, é caro,  e por que não precisa, voce não modula com mais de 100 watts, mas vai querer copiar a moda de cabinho sem medida, e vai acabar deixando a coisa de qualquer jeito. Não faça isso companheiro. Tem gente que gosta de ser estrela, tem gente que se acha cientista ou acima da razão.


Pessoa, olha o RG-213 e olha o RG-58. Um é feito para mais de 1000 watts, aquilo aguenta até ser usado de aterramento em máquina de solda elétrica, mas vai fazer isso com o RG-58, derrete tudo.
Olha na foto o RG-58, olha a diferença:






















A proporção é exatamente a mesma, pois o RG-58 trabalha bem até +- 100 watts, e como a maioria dos radio-operadores utilizam média de 100 watts, com pouca grana a coisa está resolvida, mas a partir destas proporções a coisa tem medida sim, senão nem existiriam baloons. Porra!


Agora a questão é o seguinte, se você colocar mais de 1000 watts no RG-213, ele vai fazer IGUALZINHO o RG-58, vai espalhar RF (ROE), vai contribuir com TVi, vai ressecar e estragar a malha rapidinho, vai dar ROE alta se estiver fora da medida, entre outras merdas.


Uma coisa é você medir ROE com 20 watts em um cabo RG-213, a outra é você medir ROE no mesmo cabosó que com 1000 wattsvai dar um resultado completamente diferente, pois a RESISTÊNCIA à esta potência vai surtir um resultado diferente de espelhamento (roe).
Não se deixe enganar, cabo tem medida SIMe,nas devidas proporções.


Não acredite em tudo que circula na internet, não é porque um radioamador publicou alguma coisa que significa estar certo, essa dissimulação não passa de um sofisma, uma ilusão de verdade, apresentada sob esquemas queaparentam seguir as regras da lógica, mas existe toda uma metodologia física a respeito, e ignorar isso é passar por cima de um princípio básico das linhas de transmissão. Caso bastasse ser radioamador para ter razão, eu também sou, e agora?




















Fonte:http://pxjf.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário