Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Você sabe o que queima a saída do Rádio PX?


Vamos abordar rapidamente alguns fatores:
Descargas elétricas atmosféricas, cabos de má qualidade ou mal feitos com conexões antigas e oxidadas, soldas frias ou mal feitas nos conectores, câmbios extremamente longos, palitação, portadora negativa, roe alta, etc...
Dentre alguns exemplos citados, um outro motivo vem me trazendo preocupação, é o conector fêmea da antena acoplado aos rádios. Isso mesmo, ali onde você conecta a antena no rádio, seja ele novo ou antigo.
A qualidade daquele conector está péssima faz muito tempo, desde +- 1990. A parte interna dele, onde se acopla o conector macho da antena, com pouco tempo fica folgada, isso faz com que o rádio transmita sem contato algum com a parte "positiva" da antena, causando a queima da saída.
Não estou dizendo que uma marca de rádio "x" está assim, estou me referindo a 99% dos rádios.
Uma pequena folga justamente ali é o suficiente para causar um mal contato e queimar a saída do seu precioso rádio.
Outra coisa é a fonte com voltagem oscilando, ou acima dos 13,8 v ou abaixo dos 12 v, essa ginástica força os componentes, principalmente se o seu equipamento for antigo.
Vamos falar dos fatores internos de seu rádio.
Quando falamos em abrir potência, o leigo pensa logo que é abrir os trimpots, remover ou alterar limitador de áudio e está resolvido. Negativo!
O problema é que o SSB trabalha com pulsos de altos/baixos, proporcionando picos de potência elevados se comparados a Amplitude Modulada AM. Mas o que isto quer dizer?
Calma, o melhor está por vir.
Você sabía que aquele trimpot que "ajusta" os picos máximos de áudio (limitador) serve como proteção contra queima de saída, distorção e ROE alta em SSB?
Note que quando o trimpot limitador de áudio está atuando, a portadora em AM não retrocede, a potência do rádio em SSB é bem alta apenas onde a ROE é baixa, e nos canais onde a ROE é relativamente alta,o transistor limitador atua de acordo com a reflexão da estacionária. Isto mesmo, faça o teste agora!
A roe é alta, o rádio solta menos potência, a roe é baixa, ele solta sua totalidade.
Aliado a isso, os Rádios PX, ou Citizen Band, possuem um diodo zenner em paralelo na saída do rádio, este fecha ou diminui a voltagem do coletor ou gate a medida que a temperatura do transistor sobe, deixando-o transmitir 100% apenas quando está em temperatura adequada ou ROE baixa, ou seja, a pecinha não está ali de enfeite.
Isso responde porque seu rádio novo vai perdendo potência a medida que esquenta?
Amigo, não palite seu rádio. Estas peças estão ali com uma finalidade, deixe-as trabalhar, além do mais, faz bem para o bolso. ((•)) 

Fonte:http://pxjf.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário